A Fratelo

Durante muitos anos um grupo de pessoas se reuniu periodicamente, pois estava interessado no estudo da Umbanda e suas divergências. Além dos estudos, esse grupo praticava a caridade através do atendimento a pedidos por escrito, já que, naquela época, não havia atendimento pessoal. Os encontros aconteciam duas vezes por mês, sempre aos domingos, num cômodo especialmente preparado.

form_med

Ao longo do tempo o grupo aumentou e, com o avanço dos estudos e atividades e o estabelecimento de novos objetivos, a estrutura usual tornou-se obsoleta. Naquele momento o desenvolvimento de médiuns se fazia necessário e, por isso, demandava um novo espaço.

Assim, a Fratelo foi fundada, tendo sua inauguração em 23 de Abril de 1995. Apesar da estrutura modesta, o espaço era suficiente para a nova realidade: o atendimento ao público expandiu consideravelmente as oportunidades para a prática da caridade.

Durante os últimos 15 anos a Fratelo se aproximou dos moradores do bairro Veneza e região. Um número crescente de pessoas procurava a casa em busca de algum tipo de ajuda e, somado a isso, várias outras pessoas eram visitadas, em suas casas, pela Fratelo, que passou a ver – além de ouvir – suas necessidades.

Essa aproximação fez nascer os projetos assistenciais da Fratelo: crianças com desnutrição incentivaram a confecção e distribuição da farinha enriquecida; famílias passando frio foram responsáveis pela criação da campanha Frio Quentinho; inclusão digital para adolescentes carentes, entre outros.

Evolução

Os Projetos assistenciais da Fratelo nasceram timidamente a partir da constatação das necessidades dos moradores do bairro Veneza e região. Contudo, a projeção da Fratelo e o crescente número de assistidos foram determinantes para a expansão da casa.
img003
Foram construídas salas de aula para crianças em evangelização, iniciação musical, reforço escolar e informática e também salas adequadas para o armazenamento de alimentos para a cesta básica e confecção da farinha enriquecida.

Não só os projetos, mas o próprio ritual litúrgico foi modernizado, de forma a acomodar melhor tanto membros quanto visitantes e assistidos da Fratelo.

Metas

A Fratelo tem crescido consideravelmente nos últimos anos e quer continuar crescendo. Para tanto, precisa contar com a ajuda de todos – membros, simpatizantes, amigos etc. – de forma a tornar seus projetos cada vez mais abrangentes e participativos.
img002
Hoje em dia nossa casa está bem maior e bem mais bonita.

Pular para a barra de ferramentas